domingo, 12 de março de 2017

RESENHA  DE  FILMES-16

   Olá pessoal! Vou fazer nesse post uma resenha da continuação do filme clássico de ação "Rambo", chamado no Brasil de "Rambo 2-A Missão" ("First Blood Part II", nos EUA) lançado no ano de 1985. Esse é um dos posteres:

   A primeira cena mostra uma explosão em uma pedreira e vários prisioneiros quebrando pedras com marretas e britadeiras enquanto alguns guardas ficam vigiando armados, Rambo está lá martelando também. Um guarda chama ele, Rambo vai até a tela e vê seu velho conhecido coronel Trautman:

   Trautman pergunta como Rambo está, ele responde que já esteve em lugares piores! 

   Foi parar nessa prisão por causa daquela confusão que ele aprontou naquela cidadezinha no primeiro filme. Trautman diz que pode dar a ele uma chance de sair: uma missão. Nessa missão ele teria que resgatar soldados americanos que ainda estão na presos no Vietnã. Rambo aceita a missão e caso conclua pode ganhar o "perdão presidencial". Ao chegar na base americana na Tailândia Rambo é recebido por um soldado que se apresenta como Ericson, o cara tá usando um botton de uma daquelas carinhas amarelas no peito! Tá na cara que o sujeito nunca se engajou em um combate real, tá no suave!:

  No escritório da base é recebido pelo oficial Murdock que explica que sua missão é apenas tirar fotos de campos de prisioneiros já que o governo estava sendo pressionado a dar explicações sobre soldados desaparecidos pelos parentes desses soldados. No escritório:

   Rambo estranha os caras reclamarem tanto do calor tropical e ainda pegarem duas latas de refrigerantes geladas, pessoal tá no leve mesmo! Rambo é levado a um lugar cheio de computadores e equipamentos, Murdock diz que as melhores armas do mundo estarão á sua disposição, Rambo responde que pra ele a mente é a melhor arma que existe. Nessa missão ele tem que saltar de pára-quedas, e, descendo no local, proucurar uma agente chamada Co Bao. Rambo está preparando seu equipamento básico, inclusive as pontas explosivas das flechas (arcos e flechas desse tipo foram usadas de verdade na Guerra do Vietnã pois era considerada uma "arma silenciosa"), as pontas explosivas:
   Antes de embarcar no avião de onde deve saltar de pára-quedas, Rambo diz a Trautman que Murduck mentiu sobre o suposto batalhão que ele comandou na guerra e que se algo desse errado nessa missão ele confiava apenas nele. Na hora de saltar do avião, correias do equipamento do Rambo ficaram presas na porta. Rambo conseguiu cortar com sua faca icônica e saltou com o pára-quedas. Murdock diz que se em 36 horas ele não voltar ao local combinado a missão seria cancelada. Ao descer na selva, Rambo aborda alguém que diz o seu nome, é a agente Co Bao que lhe serviria de guia, interpretada pela atriz de beleza exótica Júlia Nickson-Soul:
   Co Bao diz que eles precisam descer o rio e eles vão até uns caras que Rambo logo percebe que são "piratas" ou seja: aventureiros agindo fora-da-lei. Ela diz que é melhor porque o exército não suspeita. Co Bao paga uma grana pro capitão da "barcaça" e eles embarcam. Rambo pergunta sobre os barcos da patrulha e o capitão mostra á ele um lança morteiro numa caixa como resposta. Durante a viagem Co Bao tenta engatar uma conversa com o caladão do Rambo, na conversa ele diz que foi parar ali porque era considerado "dispensável" pelos seus superiores. Rambo pergunta sobre um colar que ela usa no pescoço, um Buda de Jade:
   Ela pergunta á ele o que dá sorte pra ele, Rambo mostra sua faca como resposta:

   Ao chegar no local e desembarcar, Co Bao e Rambo veêm uma mulher chegar em uma moto e entrar no local vigiado por pessoas armadas, Co Bao diz que é a prostituta do vilarejo. Co Bao vê Rambo montando o arco e as flechas e diz que ele não deveria entrar lá, apenas tirar fotos, Rambo responde que "não há mais ordens". 
  Quando anoitece Rambo se infiltra no acampamento, vê prisioneiros americanos, desamarra um prisioneiro americano e sai com ele matando alguns guardas silenciosamente com flechas de ponta não explosiva e sua faca. Ao amanhecer, os guardas encontram os corpos de companheiros mortos e saem pela floresta á proucura dos responsáveis. Na base Americana o helicóptero que "deveria" resgatar Rambo no local combinado sai. Co Bao, Rambo e o prisioneiro americano chegam até o local do rio onde o barco os trouxe. Já no barco, Rambo vê o outro barco da patrulha se aproximando e diz que os piratas entregaram eles, Co Bao e Rambo matam alguns os tripulantes do barco. O barco da patrulha se aproxima atirando e Co Bao e o prisioneiro americano pulam no rio. Rambo rasteja até a caixa onde está o lança morteiro pega ele e atira no barco explodindo-o. Antes de saltar, um dos tripulantes tenta enforcá-lo mas Rambo se livra dele e salta no rio. Rambo e o ex-prisioneiro sobem até o local combinado sendo perseguidos pelos guardas vietnamitas. Rambo e o prisioneiro no local combinado aguardando o helicóptero resgatá-los:



   O helicóptero com Trautman se aproxima e Trautman reporta á base que encontraram Rambo e um ex-prisioneiro. Na base, Murdock pede para entrar em contato e diz para abortar a missão. Quando o helicóptero com Trautman se aproxima o piloto reporta á ele a ordem de abortar a missão e um tripulante aponta a arma para Trautman. Trautman chama eles de mercenários:
  
   O helicóptero deixa o local sem resgatar os dois e volta pra base, enquanto os guardas do Vietnã se aproximam dos dois e os capturam. Co Bao vê a cena de longe. Ao retornar para base, Trautman pergunta a Murdock porque abortou a missão. Murdock diz que Trautman já deveria ter desconfiado o porquê. Trautman responde que tudo aquilo era apenas uma farsa assim como a guerra e que Murdock era apenas um burocrata miserável. Ao fim da discusão, Murdock diz que ele deveria esquecer aquela conversa, e Trautman responde que que ele estava cometendo um erro chamado Rambo.
   Após capturar Rambo, o pessoal amarra ele e afunda em uma lama onde escorre os dejetos de porcos que são criados ali perto! Um helicóptero chega ao local trazendo soldados que não são do Vietnã, são russos, entre eles o comandante Podosky, interpretado pelo ator Steven Berkoff, o mesmo que interpretou o vilão Victor Maitland no filme "Um Tira da Pesada" estrelado por Eddie Murphy:
   Rambo sendo retirado da lama a mando de Podosky:
   Levando Rambo para dentro de um local, Podosky tenta persuadir Rambo a falar quem é e entrar em contato com a base americana falando que é um espião prestes a ser execultado. Na dublagem brasileira o ator que fez a voz do Podosky fala com um sotaque que é realmente estranho! Deveria parecer russo mas soa mais como sueco! Chega a ser cômico! Enquanto isso, Co Bao chega na base vietnamita á noite de moto disfarçada de prostituta. Lá dentro Rambo é amarrado e torturado com eletricidade:
   Podosky mostra a Rambo a transcrição da conversa de rádio dos americanos no helicóptero dizendo que a missão foi abortada por uma ordem direta e que era estupidez proteger esses caras com sua dor. Podosky manda um soldado tirar a faca do Rambo que foi colocada em um fogão e ele passa a ponta dela quente no rosto do Rambo:

  Podosky manda trazer outro prisioneiro americano e ameaça colocar a faca no olho do prisioneiro se Rambo não fazer contato com os americanos, Rambo decide colaborar. Ao entrar em contato pelo rádio, Rambo vê Co Bao abaixo de onde está e diz ao Murdock que vai até lá pegar ele! Achei até um GIF dessa cena vejam:
   Depois de falar que iria atrás do Murdock, Rambo pega o microfone do rádio e bate na cara de um dos soldados, Co Bao atira lá de baixo e eles fogem dali! Os dois passam a noite fugindo pela floresta, ao amanhecer Co Bao pergunta pra onde ele vai. Rambo responde que vai tentar atravessar a fronteira para a Tailândia e Co Bao pede a ele que a leve junto e os dois se beijam. Ao se levantar, Co Bao é atingida por tiros de alguns soldados que estavam por perto e morre dramaticamente:

   Na base americana, Murdock continua com sua canalhice falando que Trautman está arriscando sua carreira e a segurança de sua família por causa de um homem, dizendo que Rambo "foi pra casa". De fato Rambo estava "em casa" naquela selva. Ele colocou o colar de Buda de Jade de Co Bao no seu pescoço começou a fazer uma das coisas que sabe fazer melhor: matar sorrateiramente os inimigos. Aqui a cena semi-mitológica em que Rambo se camufla com barro pra matar o adversário (meu pai sempre surta quando vê isso! Ha ha ha!):

   Rambo segue até uma vila de agricultores e vê uma galinha. A vila se enche em pouco tempo de soldados vasculhando. Passando por um mato alto e seco, os soldados demonstram satisfação ao verem rastros de sangue, achando que é sangue da ferida do Rambo, assim vão adentrando mais na mata seca até verem um galão de gasolina e a galinha morta no chão. Rambo ascende um fósforo no rastro da gasolina e o fogo se espalha até onde os soldados estão. Eles tentam fugir das chamas enquanto Rambo atira algumas de suas flechas com pontas explosivas de longe, causando grandes explosões e matando muitos caras. O local todo entra em chamas praticamente, Rambo também explode alguns jeeps em uma ponte. Um vietnamita atira em Rambo perto de uma cachoeira mas a mira dele é horrível e após o cara gastar suas balas, Rambo mira tranquilamente com seu arco e explode ele com sua flecha:

   Um helicóptero inimigo se aproxima e joga uma bomba napalm incendiando todo local. Um tripulante do helicóptero dispara muitos tiros nas águas. Quando o helicóptero se abaixa bem perto das águas, Rambo puxa um dos tripulantes pra fora e entra no helicóptero jogando outros dois pra fora e assumindo o controle da máquina (ele já tinha treinado e pilotado helicópteros na guerra antes):
   Guiando o helicóptero de volta á base, Rambo explode muita coisa lá, pousa o helicóptero e resgata os prisioneiros americanos:
   Rambo levanta voou mas é perseguido pelo Podosky pilotando outro helicóptero que consegue atingir a calda do helicóptero do Rambo. Rambo posa o helicóptero em umas pedras, quando o helicóptero de Podosky se aproxima ele até esboça um sorriso com o dedo no gatilho, mas Rambo que apenas fingia de morto se ergue e dispara um bazooka no helicóptero do Podosky explodindo-o. Rambo consegue guiar o helicóptero até a base americana e comunica pelo rádio que está chegando. Nesse momento o Murdock já tá com o C* piscando! Há há!:
   Rambo pousa o helicóptero na base e os ex-prisioneiros descem apoiados pelo pessoal da base. Ericson vai dar os parabéns ao Rambo e toma as coronhadas que já tava merecendo. Rambo vai até o local da base onde estão os computadores e descarrega a metralhadora lá:
   Murdock está apavorado e diz a Rambo que apenas estava cumprindo ordens. Rambo bota o cara na mesa e diz "missão cumprida" cravando a faca na mesa:
   Rambo diz a Murdock que ele sabe que tem mais homens lá e diz pra eles salvar esses homens senão ele mesmo vai "achá-lo". Trautman diz que Rambo vai ganhar mais uma medalha, Rambo diz que deve dá-la aos ex-prisioneiros que merecem mais. Trautman diz que a guerra e tudo mais pode estar errado, mas, ele não deve odiar seu país por causa disso. Rambo diz que não odeia seu país mas que quer apenas o que os outros querem: que seu país os ame assim como eles amam seu país, e sai andando. 

  Trautman pergunta a Rambo como ele vai viver, Rambo responde que "se vira" e segue andando enquanto Trautman observa:

  Encerra-se com essa cena ao som de "Peace In Our Life" de "Frank Stalonne", é isso mesmo que você deve ter pensado: é parente do Silvester Stallone, mais precisamente é irmão dele. Frank Stallone atuou em alguns filmes, seriados e compôs músicas para alguns filmes do irmão mais famoso. Pessoalmente não gostei dessa música, mas a letra dela está perfeitamente de acordo com a história.
   Bem, assim encerramos essa resenha, fiquei muito satisfeito em poder compartilhar essa resenha com vocês e espero ter prestado minha humilde homenagem á esse mega clássico que tem muito mais ação do que o primeiro filme.

5 comentários:

  1. Muito bom o filme! com certeza!!! um clássico dos cinemas..
    bem que o Ator Slyvester Stallone poderia fechar e encerra a carreira com o 5 RAMBO ! AHAHAHAHA SERIA ÓTIMO !

    ResponderExcluir
  2. Olá Verônica! Valeu por deixar seu comentário. Eu sinceramente não gostaria de um "Rambo 5" o "Rambo 4" já achei bem ruim. Os três primeiros filmes são bons por uma série de circunstancias q não se repetem é coisa da época msm, hj em dia Stallone tá mt acabado chega a ser cômico ver ele atuando agora! Mas é lamentável que os filmes de ação de hj em dia não sejam tão bons qnt os do passado das décadas de 80, 90 e começo de 2000.

    ResponderExcluir
  3. É, chato né, mas não tem como fugir da velhice. Aproveitando isso que você disse e se eles fizessem um filme, com outro ator é claro, mas parecido com o Stallone, tipo "Rambo: A origem", mostrando seu inicio na guerra, mas especificamente a do Vietnã. Eu acho que seria da hora. E ai? O que acha?

    ResponderExcluir