sexta-feira, 24 de março de 2017

RESENHA  DE  FILMES-17

   Olá a todos! Nesse post vou fazer a resenha do terceiro filme do Rambo "Rambo III" lançado em 1988. Sem dúvida é o meu preferido dos três filmes. Não vou recomendar o "Rambo IV" porque ele é horrível! Mas vamos ao Rambo III, esse é um dos pósteres:
    Começa mostrando uma embaixada dos EUA na Tailândia onde Trautman e outro sujeito saem e logo na saída mostra um caminhão de Coca-cola que logicamente patrocinou a produção assim como no primeiro filme. Trautman entra em um bar acompanhado de um representante da polícia local que mostra a foto de Rambo aos frequentadores perguntando se eles o conhecem, mas respondem negativamente. Rambo está em um lugar com muita gente reunida ansiosos pra assistirem ele lutando com bastões com outro cara:
   No fim da luta Rambo derrota o adversário e quase se excede, mas consegue se conter:
   Trautman assistiu a luta e tenta chamar a atenção de Rambo na saída, mas não consegue. Rambo ganha uma grana mas entrega o dinheiro para um monge e entra em um barco:

   Trautman acompanhado do policial local e mais um sujeito seguem Rambo até um templo budista, e o encontram trabalhando dobrando lâminas de latão usadas no revestimento do templo:
   Rambo e Trautman conversam amigavelmente e Trautman chama o Bob, Robert Griggs chefe americano da embaixada local que fala a Rambo sobre a guerra no Afeganistão e a ajuda que os americanos estão dando aos rebeldes de lá contra os russos (chamados de "soviéticos" afinal, ainda tinha aquele clima de Guerra Fria) e Trautman diz que vai para lá, Rambo diz que sua guerra já acabou. O local da obra do templo:
    Trautman vai atrás de Rambo e tenta convencê-lo a segui-lo nessa empreitada, contando á ele uma história de um escultor que criou uma estátua e quando terminou disse que a estátua já estava lá e que ele apenas removeu as arestas, assim, explica que o exército não "transformou" ele em uma máquina de matar, ele já era assim, apenas removeram as arestas. Trautman batendo um papo com ele:
   Depois que Trautman sai, Rambo fica pensando sobre isso. Enquanto isso, no Afeganistão Trautman está em um comboio de jeeps quando um helicóptero russo chega atirando, mas pelo alto falante o piloto diz para eles se rederem, Trautman se rende e é capturado:

   Robert Griggs vai até o templo onde Rambo está trabalhando e diz pra ele que os russos interceptaram Trautman na fronteira e o capturaram. Rambo se oferece para ajudar, Robert diz que não pode ser uma missão oficial (mais um caso em que o governo nega tudo se der errado) Rambo aceita mesmo assim.
   Na próxima cena mostra  uma cidade do Paquistão fronteira com Afeganistão onde Rambo anda por um mercado de rua. Ele entra em uma loja dizendo procurar um tal Mousa Chanin e fica olhando umas muletas e próteses na loja. Mousa aparece e diz que essas próteses são muito vendidas porque tem muitas minas terrestres no Afeganistão. Rambo diz que foi enviado por Griggs, Mousa estranha dizendo que ele não se parece um militar parece um "turista perdido". Mousa mostra á ele sua encomenda, ele está curioso quanto aos objetos da caixa. Rambo diz que são detonadores, Mousa pergunta sobre um negócio que ele nunca viu, Rambo diz que é uma "luz azul" Mousa pergunta o que ela faz, Rambo responde que...ela fica azul! Ha ha! Eles olhando a caixa e a "luz azul":
   Mousa diz que ele não parece ter experiência com guerra, Rambo responde que "já deu uns tiros"! Ha ha! Mousa duvida que Rambo consiga resgatar seu amigo no forte russo sozinho mas vai levá-lo até lá. Um cara de bigode que atendeu Rambo na loja fica de longe olhando, ele é um "agente duplo" trabalhando para os russos. 
   Na base russa, Trautman é levado pelo pescoço até o comandante da base por um russo grandalhão de barba que não tem como não comparar com o personagem Zangieff de Street Fighter! Trautman é colocado em uma cadeira com um tabuleiro de xadrez na mesa e o comandante da base chamado Zaysen (interpretado pelo ator Marc de Jonge) do outro lado:
   Zaysen pergunta a Trautman sobre as armas que seriam levadas aos afegãos, Trautman diz que só aceita ser interrogado pelos superiores de Zaysen. Zaysen responde que ali ele não tem superiores e dá uma golada na vodka "da terra", olha a garrafa aí na mesa:
   Depois pega e acende uma cigarrilha e vai até um espelho onde está o que parece ser as fotos de sua esposa e filhos:

   Zaysen diz que a região está a cinco anos sob controle russo e lá "não há mais desafios" e que se Trautman cooperar pode sair vivo dali afinal "todos querem a paz". Trautman responde asperamente e diz que todos os dias eles estão perdendo para um povo mal armado e que se tivesse estudado a história deles saberia que preferem morrer a serem escravizados e que eles americanos tiveram seu Vietnã agora os russos terão o seu, em referência a uma guerra que não pode ser vencida. Zaysen manda o "Zangieff" levar Trautman dali. Rambo segue com seu guia á cavalo por uma região montanhosa e Mousa mostra á ele umas montanhas dizendo que ali era o Afeganistão e que Alexandre, O Grande tentou conquistar aquele país (Alexandre chegou até ali onde estão as chamadas montanhas do "Indu Kush") depois Gengis Khan, depois os ingleses e depois os russos. Á noite na base russa Zaisen olha pela abertura da cela de Trautman que se mantém de costas. Rambo e o guia atravessam por uma rede de túneis para evitar os aviões e helicópteros russos. Na base russa Trautman está sendo erguido por uma corda e interrogado por Zaysen que pergunta onde eles estão entregando as armas aos afegãos. Trautman responde que "-próximo" Zaysen pergunta "-onde exatamente" Trautman responde "-da sua bunda!" Ha ha! O "agente duplo" afegão de bigode chega no local e diz a Zaisen sobre Jonh Rambo e um plano de resgate e que vai dar a ele as "boas vindas". Rambo chega em um acampamento e um soldado russo desertor explica como é a base, Rambo resolve que a melhor opção é ir pela parte com minas terrestres porque é mais inesperado e depois de resgatar Trautman fugir pelo esgoto. Um garotinho fica importunando Rambo e perguntando sobre ele, até pede sua faca!:
   Musa mostra a Rambo uns caras á cavalo dizendo que é um "esporte maluco" que tem mais ou menos três mil anos e que eles não param de jogar aquilo com guerra ou sem guerra. Os caras convidam Rambo para jogar esse jogo que consiste em pegar o que parece uma imitação de ovelha á cavalo e jogar em um círculo. Rambo aceita e Mousa diz que Deus deve adorar pessoas malucas, porque fez várias delas! Olha aí Rambo entrando na brincadeira:


   Durante a brincadeira os helicópteros russos chegam explodindo o lugar, um deles pilotado pelo Zaysen:
   Esse modelo de helicóptero é que é na verdade o grande "astro" do filme, os produtores tentaram imitar um modelo "Mi-24 Hind" que tem essas "asinhas" do lado carregando os explosivos por isso pegaram um modelo "Aerospatiale Gazelle SA 330" e colocaram essas "asinhas" nele, na época certas armas russas eram bem ocultadas e havia certa curiosidade a respeito delas. Zaysen causa bastante destruição ali. Depois disso Rambo fica pensando e o líder diz pra ele voltar pra casa porque aquela guerra não era dele, mas Rambo diz que agora era:
   Á noite, Musa guia Rambo até a base russa e ele segue rastejando e enfiando sua faca no chão para sondar as minas terrestre (não sei se tem muita lógica isso acho que elas deveriam explodir mas faz parte!):
   Quando chega em uma cerca de arame Rambo percebe que tem granadas colocadas ligadas aos fios do arame:
   O garotinho afegão os acompanha á contragosto dos dois. Depois de entrar na base Rambo e Mousa colocam detonadores, "bombas relógios" em vários lugares programados para explodirem em dez minutos. Mousa derruba um objeto e um soldado russo acende um sinalisador iluminando o lugar mas Rambo consegue se manter oculto. Depois ele entra debaixo de um tanque:
   Rambo consegue entrar no local onde estão os prisioneiros e vai até a cela de Trautman que avisa que tem alguém atrás dele, era o garotinho afegão, mas logo atrás veio um soldado russo e Rambo arremessa uma faquinha no pescoço dele:
   Mas isso não evita o alarde e logo vários soldados russos chegam lá e acontece um alvoroço. As primeiras bombas relógio começam a explodirem. O garotinho é tingindo na perna, um estilhaço de ferro atinge o tórax de Rambo, mas eles conseguem sair pelo esgoto. Na cela de Trautman Zaysen chega violentamente perguntando "-quem é esse terrorista? Essa noite esse bastardo tentou me destruir, pela manhã vou caçá-lo e colocar sua pele na parede!" Trautman responde que não será necessário pois ele vai achá-lo. Zaysen diz "-Um homem contra 3000 soldados treinados! Quem você pense que ele é? Deus?" Trautman responde que "Deus teria misericórdia, Rambo não!" Há há há! (um dos pontos altos do filme!). Rambo pergunta onde fica o caminho para o acampamento e dispensa Mousa e o garoto. Depois pega uma bala do rifle de Mousa abre ela com uma faquinha e coloca no local de onde ele tirou o estilhaço e ateia fogo! (era o que tinha pra evitar uma infecção):
   Ao amanhecer Zaysen já está patrulhando a região com seu belo helicóptero e mandando os soldados vasculharem. Rambo volta a base russa e entra dessa vez pelo desfiladeiro. Ele chega no momento exato em que Trautman está para ser submetido a mais uma seção de tortura, salvando o amigo e libertando outros prisioneiros. Ao saírem, Trautman pergunta se Rambo sabe pilotar aquele helicóptero Rambo responde "-Vamos descobrir!" e eles entram no mesmo helicóptero que Zaysen acabou de sair. Ao ver que os prisioneiros fugiram Zaysen fica furiosos. Rambo consegue sair com o helicóptero mas ele é atingido e pousa logo em seguida não indo muito longe. Todos saem pouco antes do helicóptero explodir:
   Rambo diz pro Trautman procurar um abrigo e esse acha uma entrada para uma caverna e amarra uma corda para descer por ela. Enquanto isso Rambo arma seu tradicional arco e dispara uma daquelas flechas com pontas explosivas em um helicóptero russo:
   O outro helicóptero pilotado pelo Zaysen encontra ele e Rambo entra na caverna por pouco não sendo atingido pelas chamas da bomba lançada pelo helicóptero:
   Trautman e Rambo se separam dentro da caverna enquanto soldados russos descem por ela de rapel. Rambo acerta um russo com uma flecha não explosiva. Zaysen chama por esse soldado pelo rádio comunicador, Rambo atende o rádio, Zaysen pergunta quem é e Rambo responde que "-Sou seu pior pesadelo!" Há há! Mais uma das clássicas do filme! Rambo faz uma armadilha colocando uma daquelas "luzes azuis" ligadas ao pino de uma granada e um soldado russo puxa. Rambo manda Trautman sair pelo buraco, depois sobe a corda, mas, lá em cima o "Zangieff" estava esperando ele e os dois lutam no corpo-a-corpo:
   Durante a luta Rambo enrola a corda no pescoço do russo, puxa o pino da granada, dá uma voadora nele que cai no buraco com a corda no pescoço e explode. Rambo e Trautman são cercados por Zaysen no helicóptero e mais vários soldados, Zaysen diz pelo alto falante para eles se renderem, mas eles revidam e se escondem em uma fresta no solo. Algo desvia a atenção dos russos: são os rebeldes afegãos á cavalo. Rambo sobe na traseira de uma caminhonete e atira com a arma de lá:

   Um tiro acerta a perna de Rambo mas ele consegue entrar dentro de um tanque e Zaysen vai em direção a esse tanque, eles acabam se chocando e explodindo, mas Rambo sobrevive. 
   No fim, Mousa diz que Rambo luta bem "para um turista"! Então ele sai com Trautman dirigindo um jeep:
   Assim termina o filme, ao som de "Bill Medley-He ain't Heavy, He's My Brother" que significa "ele não é um peso, ele é meu irmão" eu achei muito apropriada. A verdadeira "Guerra do Afeganistão" durou de 1979 a 1989 com EUA e outras nações apoiando os rebeldes contra o governo comunista, por isso o caráter "propagandista" do filme, mas, depois da retirada russa continuou havendo muita instabilidade no país como ainda tem até hoje. No fim das contas, como toda guerra, não havia nem heróis nem vilões foi apenas o momento/lugar escolhido para ambientação do filme.
   Dessa forma, encerramos nossas resenhas sobre os filmes clássicos do Rambo, prestando nossas humildes homenagens a esse ícone.

Nenhum comentário:

Postar um comentário