RESENHA DE FILMES-15
Olá pessoal! Bem, em breve eu pretendo fazer a resenha do segundo filme Rambo, mega clássico, mas nesse post vou fazer uma resenha de um longa metragem de animação: "Batman do Futuro-O Retorno do Coringa".
O roteiro desse longa é tão bem feito que é de pirar a cabeça! Sem brincadeira! Convém falar um pouco sobre a série animada "Batman do Futuro" antes. "Batman do Futuro" (chamado de "Batman Beyond" nos EUA) é uma série de animação que visa ser a continuação de "Batman: A Série Animada" (chamada "Batman: The Animated Series) premiadíssima exibida nos EUA entre 1992 a 1995 e nas tardes da tv Record aqui no Brasil no fim dos anos 90. O "Batman do Futuro" foi exibido nos EUA de 1999 a 2001, são 52 episódios com a marca do mesmo ilustrador do anterior chamado Bruce Timm. Pra quem não conhece, ele é o responsável por várias animações fantásticas inclusive as recentes "Liga da Justiça", seu traço é simples, tem cores fortes contrastando com muito preto, parece que ele pegou nanquim traçou tudo e depois saiu preenchendo com cores fortes igual criança desenhando! Não há floreios nem hachuras no seu estilo.
O mundo de "Batman do Futuro" se passa em uma Gothan City futurística, o famoso futuro estilo "cyber punk" retratado por muitos autores de ficção científica (que nunca chega de verdade!). Bruce Wayne virou um velho rabugento e mais sombrio do que já era, ele não tem mais condições de atuar como Batman. Mas Gothan continua uma cidade corrupta com encrenqueiros aparecendo, por isso Wayne resolve treinar o jovem de 17 anos que já passou por um reformatório juvenil chamadoTerry McGinnis para ser o novo Batman. McGinnis é diferente do velho Batman, além da roupa cheia de acessórios tecnológicos, a personalidade desse novo Batman difere do outro também: Terry é visto muitas vezes "grudado" em um lugar alto fazendo comentários engraçados, sarcárticos ou irônicos (o que me faz lembrar muito o Homem-Aranha!). Ele não teve um passado traumático por isso não é "sombrio" como o Batman anterior, parece uma "criança feliz". Em um episódio da "Liga da Justiça Sem Limites", Amanda Waller revela a Terry que ele é tipo um clone de Wayne que o governo americano criou usando material genético do Wayne recolhido das lutas dele como Batman pela cidade e crescido em uma família normal. Fizeram isso porque achavam perigoso um mundo sem Batman, até pensaram em matar seus pais na frente dele quando criança para acelerar o processo de "transformação psicológica" em Batman, mas a encarregada de fazer isso desistiu, era Bárbara Gordon ex-Batgirl. Vale a pena assistir esses episódios, embora eu sinta falta de um "vilão de referência" neles. Agora vamos ao longa metragem "Batman Do Futuro-O Retorno do Coringa" que se passa no ambiente dessa série, essa é a capa:
Começa com um grupo roubando uma empresa de tecnologia. É a "gangue do Coringa" ou "jokers", uns caras bem estranhos:
Tem um grandalhão, um "garoto hiena" (com DNA misturado de humano com hiena!) um gordinho com máscara de palhaço, um cara que parece estar vestido em homenagem ao Halloween e duas gêmeas que são netas da Arlequina original, estranhíssimos! O roubo é frustrado pelo Batman do futuro mas eles conseguem fugir. Na Batcaverna, Terry vê na tv a notícia do velho Wayne retornando ao comando das empresas Wayne e um executivo invejoso comentando. No esconderijo dos jokers, o grandão demonstra sua insatisfação com os últimos roubos para o chefe dizendo até duvidar que ele é o verdadeiro Coringa (que é dado como morto nesse futuro), o Coringa nas sombras ouvindo as reclamações:
Esse Coringa veste uma roupa toda preta mas não temos dúvidas que é o verdadeiro pela sua personalidade, só faltou ser dublado pelo genial dublador Darcy Pedrosa que fez a voz do Coringa da série animada e do filme interpretado por Jack Nicholson, ele faleceu em 1999, grande ator. O Coringa aponta uma arma com aquela bandeira de "bang" de brinquedo pro grandão, depois dispara de verdade matando o cara e deixando os outros assustados.
A festa comemorando o retorno de Wayne aos negócios é invadida pelo garoto hiena (que toma umas pancadas de bengala do velho Wayne) e os jokers. No palco em meio a uma fumaça roxa surge o Coringa, o que deixa Wayne espantado:
O Batman do futuro aparece. O Coringa comenta que as "orelhas são grandes demais e sente falta da capa" mas "não é tão ruim!". Outros jokers roubam outra coisa tecnológica e antes do Coringa sair, detona umas bombas deixando umas pessoas em perigo. O Batman do futuro desiste de ir atrás do Coringa pra salvar as pessoas. Dirigindo o carro de Wayne, Terry questiona Wayne se ele tem alguma teoria sobre esse Coringa, se seria um clone, robô ou o verdadeiro que ficou congelado e descongelou no futuro (onde será que já vi isso? kkkk!).Wayne se recusa a falar sobre isso. Em uma casa, Tim Drake o segundo sujeito a atuar como Robin ao lado do Batman, já velho agora (também tem na história um Robin que ficou revoltado e virou vilão e um filho do Wayne, mas aí é confusão demais pra comentar agora!) está vendo a reportagem sobre o ataque do Coringa e fica chocado. Terry vai até o escritório da Bárbara Gordon ex-Batgirl e filha do comissário Gordon que está velha e atuando como comissária. Ele quer informações sobre o Coringa mas ela se recusa a falar, na saída Terry vê Tim Drake entrando. Na batcaverna Wayne checa os arquivos do Coringa no computador onde mostra que ele está morto. A comparação de voz de uma gravação do antigo Coringa analisada no computador bate perfeitamente com uma gravação da aparição desse novo Coringa. Terry chega e diz que Wayne nunca contou muito sobre esse Coringa, Wayne responde que ele era um psicopata, um monstro. Eles diante do "batcomputador":
Wayne pede ao Terry para devolver a roupa do Batman. Terry fica revoltado mas sai e vai para uma boate dançar com sua namorada. Na batcaverna Wayne ouve um barulho, é o Coringa atacando. Na boate os jokers atacam Terry também, mas ele se salva. Terry volta rapidamente pra batcaverna e encontra a a mansão com sinais de ter sido invadida e o cão do Wayne ferido. Lá dentro o local tem um monte de "há há" desenhado com sangue:
Wayne está com um sorriso fixo no rosto mas não está morto: um dos velhos truques do coringa ele costumava usar um gás que deixava as pessoas com uma expressão de sorriso fixo no rosto:
Wayne se esforça para apontar algo que está no chão para Terry. É um dos antídotos que ele já usava no passado contra os gases venenosos do Coringa. Terry pega uma ampola e aplica no Wayne. Wayne e seu cachorro estão se recuperando. Terry vai atrás da Bárbara Gordon exigindo explicações sobre o Coringa. Ela conta que no passado o Coringa raptou Tim Drake o Robin. Durante semanas Batman e a Batgirl (Bárbara na época) vasculharam a cidade tentando achar Robin, até que encontraram uma pista apontando para o sanatório Arkham. Ao invadir os vestígios do sanatório, Batman encontra o Coringa e a Arlequina fingindo que são uma "família feliz" e mostram a ele o "pequeno J" o Robin transformado numa versão deturpada do próprio coringa:
O Coringa exibe um filme mostrando como ele transformou o Robin. Submeteu ele a drogas e choque:
Até Robin contar a verdade sobre Batman, sua identidade de Bruce Wayne e o trauma do assassinato de seus pais que o levou a virar um herói lutando contra o crime. O Coringa disse que achou patético o Batman ser "um garotinho chorando pela morte dos pais". Batman reagiu batendo brutalmente no Coringa, mas o Coringa diz não acreditar que ele seria capaz de matá-lo senão já teria feito isso a anos. Batman fica atordoado com os ataques do Coringa. O Coringa coloca uma arma nas mãos do Robin transformado dizendo pra ele atirar no Batman:
Mas o Robin faz um esforço pra não agir do modo deturpado como foi programado e atira no próprio Coringa que morre dizendo que aquilo não era engraçado:
A Batgirl chega na cena e encontra o Coringa morto e Robin larga a arma e chora:
Bárbara dessa época do futuro, já velha, prossegue sua narrativa dizendo que o corpo do Coringa foi enterrado naquele terreno de Arkham e a única outra pessoa que sabia daquilo era o pai dela o comissário Gordon. Terry pergunta se a Arlequina morreu, Bárbara responde que o corpo dela não foi encontrado mas duvida que esteja causando problemas. Tim passou por tratamento, mas não voltou a ser Robin, se casou e teve dois filhos, passou a trabalhar como engenheiro de telecomunicações. O Batman do futuro vai atrás do Tim Drake que está trabalhando numas antenas gigantes. Tim demonstra pouco interesse pelo passado, Terry vai atrás de outro assunto relacionado ao Wayne: o executivo invejoso que quer tomar as indústrias Wayne. Ele vai até um navio do executivo e vê por uma janela os jokers conversando com esse executivo que diz que facilitou as coisas pra eles invadirem o laboratório e matarem Wayne. O Batman do futuro ouve a conversa através de um dispositivo de sua roupa super tecnológica. Os jokers dizem pro executivo que ele é uma "ponta solta" e algemam ele no navio, se mandando. Uma luz forte paira sobre o navio e o Batman do futuro foge com esse executivo enquanto a luz explode o navio. No porto, Batman do futuro entrega uma gravação da conversa do executivo com os jokers para uns policiais que levam ele preso. Na batcaverna Wayne e seu cachorro se recuperam. Juntando os itens tecnológicos roubados no computador eles percebem que esses itens juntos formam um sistema de interferência em satélites. Batman do futuro resolve ir atrás do Tim Drake no laboratório dele mas percebe que só tinha um holograma dele lá e o lugar se fecha como uma armadilha. Numa tela o Coringa mostra um aparelho do governo americano que lança um raio do espaço e se despede dele. Com muito custo o Batman do futuro consegue sair do laboratório e o Coringa manda um raio desse aparelho atrás do Batman. Batman consegue entrar na base do Coringa e encontra Tim desmaiado.Tim acorda, depois manda um dispositivo no braço do Batman e faz uma transformação estilo "O Médico e o Monstro" e se transforma no Coringa:
Tim, já totalmente transformado no Coringa explica que naquela época em que ele sequestrou Robin, havia codificado seu próprio DNA em um micro chip e instalado no corpo do Tim, na forma de um pequeno ponto na nuca dele:
O Coringa diz que sua personalidade ficou adormecida no corpo do Tim e que agora ele podia se transformar e em breve permaneceria definitivamente no comando do corpo dele. Um dispositivo de choque cai nos comando do computador, fazendo com que o raio do aparelho se dirija para lá na base do Coringa lentamente, ele e o Batman começam a lutar. O Batman fecha o lugar e destrói a iluminação, se ocultando nas sombras e dizendo que ele o Coringa era patético como comediante e que não tinha nada de original cair num poço de ácido ficar com a pele branca e virar um palhaço, deixando o Coringa injuriado! No fim, quando o raio já está quase atingindo o local, Batman pega o dispositivo de choque e atinge o Coringa no local do microchip de personalidade do Coringa, fazendo o Tim voltar ao normal. Batman sai do lugar com o Tim antes do raio atingir e explodir tudo. Em uma prisão, a arlequina já velhinha dá uma dura nas suas duas netas dizendo que dá um duro danado pra dar um lar pra elas e leva elas da prisão:
No hospital, Tim está bem, conversando com a Bárbara e depois Wayne chega. Termina com o Batman do Futuro olhando a cidade de um lugar alto.
Encerrando, esse é um baita longa metragem de animação. É muito bacana ver o pano de fundo psicológico dos personagens e o Wayne agindo nos bastidores enquanto o Terry age no campo como Batman, além de ver como muitos dos personagens do universo do Batman ficaram ao envelhecerem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário