domingo, 30 de setembro de 2018

RESENHA  DE  FILMES-19

   Olá a todos! Nesse post vou fazer a resenha de um filme estilo artes marciais conhecido no Brasil como "O Protetor" (não confundir com outro filme de mesmo nome estrelado por Denzel Washington).
   Antes de falar do filme em si vou falar um pouco sobre o astro Tony Jaa. Tony Jaa (cujo nome verdadeiro é Panom Yeerum) cresceu em uma área rural da Tailândia e na infância tomou contato com os filmes dos grandes astros dos filmes de artes marciais como Bruce Lee, Jakie Chan e Jet Li o que o inspirou o gosto pelo estilo. Aos 10 anos começou a treinar muiai thay, aos 15 se associou ao diretor de filmes de ação Panna Rittikrai e começou a trabalhar como dublê em vários filmes dele. O diretor o recomendou cursar a facudade de educação física e Jaa se formou nesse curso. Jaa tornou-se especialista no "muay boran" que é uma versão mais antiga do muai thay que possui movimentos mais variados e foca na eficiência dos golpes sendo mais letal e é menos conhecido aqui no ocidente. Em 2003 Jaa protagonizou o filme "Ong Bak" onde fez pessoalmente todas cenas de ação sem dublês e chegou a se machucar de verdade. Esse filme sobre o qual vou falar é conhecido na Thailândia como "Tom-Yum-Goong" e recebeu vários outros nomes nos países onde foi distribuído como "Rei Guerreiro", "Dragão Thailandês", "Vingança do Guerreiro" e "Honra do Dragão" (realmente "O Protetor" é o melhor título os outros são bem cafonas!). Vamos ao filme então, lançado em 2005, um dos posteres: 
   O filme começa com o pai do protagonista contando que no passado haviam guerreiros designados especificamente para protegerem o elefante montado pelo rei nas guerras e que ele seria treinado para ser um deles. No início vemos Kham (Tony Jaa) ainda criança mas crescendo enquanto treina e se apega ao elefante de sua família tratado de maneira muito respeitosa quase como um parente. Mas então, o animal cresce e o pai de Kham deseja apresentá-lo em uma feira para ser avaliado e dado ao rei da Thailândia. Mas o pai de Kham acaba desistindo e é baleado. O elefante dele sai pela feira e acaba sendo levado embora. Apesar de baleado o pai de Kham sobreviveu e retornou a sua aldeia. A próxima cena mostra uma reunião festiva onde Kham entra perguntando onde está seu elefante. Um dos integrantes da reunião estava recebendo um tratamento de moxabustão com ventosas de vidro nas costas e acaba estourando-as na parede:
   Kham faz uma bela sequência de luta contra os capangas e fica sabendo que seu elefante foi parar no poder de um tal Johnny em Sidney na Austrália. A próxima sequência é uma perseguição de lancha em um rio. Então o filme vai para Sidney onde o sargento Mark um policial tailandês está falando sobre sua rotina para uma equipe de tv. Esse ator thailandês é Petchai Wongkamlao ele já havia participado do primeiro filme Ong Bak e outros junto com Tony Jaa, embora não seja um artista marcial ele é um ator carismático voltado para comédia, recomendo o filme "BodyGuard" (O Guarda-Costas) de 2004 estrelado por ele, é muito engraçado! Depois mostra uma reunião do que parece ser uma máfia chinesa e o sobrinho transexual chamado Rose oferece uma sopa para o tio que cospe e ofende ele. Kham chega a Sidney e o taxista que o leva foge da polícia. Na confusão ele acaba preso e vê o Johnny saindo de um restaurante, foge do carro da polícia e vai atrás dele. Kham interrompe a negociação de drogas de Johnny que chama uma gangue pra matar ele. O destaque dessa sequência é a cena em que Kham dá um salto mortal em um vidro sem quebrar! 
   O chefe da polícia dá uma dura no Mark e designa ele e seu parceiro para fazerem a segurança de um figurão da política. Esse figurão estava envolvido com a máfia e o chefe da máfia chinesa acaba sendo assassinado junto com ele. Kham entra no que parece ser um prostíbulo de luxo descendo a porrada nos capangas até chegar na parte do restaurante onde encontra Johnny que joga o sino do elefante no chão e Kham ao ver os clientes comendo vários pratos feitos da carne de animais exóticos imagina que seu elefante deve ter tido o mesmo fim. Então Kham faz sua luta final contra Johnny, não sei o nome do ator que interpretou Johnny mas ele luta bem especialmente os movimentos de chutes dele:
   Kham derrota Johnny e encontra o filhote do elefante mais velho que ele estava procurando. Também encontra Mark que havia sido preso pela máfia. Os dois com o pequeno elefante ficam escondidos em um templo budista. Rose envenena seus parentes mais novos pra se tornar a única herdeira no comando da máfia. Os agentes da máfia vão até o templo onde Kham estava escondido e a luta acontece entre Kham e um lutador do estilo capoeira. Difícil não comparar esse lutador com o Eddy da série de jogos de luta Tekken!:
  Kham demora a se adaptar ao estilo do lutador capoeirista mas consegue derrotá-lo. Em seguida é atacado com um lutador com espada e acaba usando os tocadores do gongo como arma contra ele. Em seguida aparece um grandalhão que quase o mata mas desiste e vai embora. Mark diz para Kham levar seu elefante devolta pra Thailândia, mas ele vai até um local onde Rosa está orgulhosamente anunciando a expansão de seus negócios. Kham desce a porrada nos caras da máfia quebrando os braços deles! O esqueleto de seu elefante havia sido usado como um tipo de adorno. Rose o ataca com um chicote. O grandalhão que havia lutado contra ele no templo budista aparece. Kham acaba amarrando os ossos do seu elefante dos braços e derrotando a muitos dos capangas. Na cena final Rose tenta fugir do térreo do prédio com um helicóptero é é derrubada por Kham. Kham cai em cima do esqueleto do seu elefante, mas, ao que parece ainda estava vivo e consegue voltar pra casa com o seu elefante menor.
   Concluindo, é um baita filme tem muita ação e é bem divertido, recomendo também o Ong Bak. Tony Jaa é considerado um ídolo na Thailândia e ele merece, é certamente um dos grandes artistas marciais da era moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário