sábado, 22 de outubro de 2016

RESENHA  DE  FILMES-11 

   Olá pessoal! Vou fazer nesse post a resenha de um filme que geralmente desperta muita controvérsia entre os que assistiram, uns amam e outros odeiam. O filme é "Dragon Tiger Gate" lançado em 2006, aqui no Brasil chamado apenas de Dragon Tiger. Esse é um dos posters:
   O filme foi baseado em um "manhwa" chinês que é o equivalente a "mangá" em japonês, ou seja: uma história em quadrinhos.
   Acredito que uma das coisas que levaram a gerar opiniões tão contraditórias em relação ao filme é a estética dele. Naturalmente, o grande público (em especial eu mesmo) já está acostumado com filmes estilo "artes marciais" desde os anos 70, época em que houve o "boom" desse estilo devido as belíssimas obras feitas por produtoras de Hong Kong e também graças aos filmes de Bruce Lee que são verdadeiros clássicos imortais que influenciaram não apenas os filmes do estilo que vieram depois, mas também toda cultura pop. Quem conhece o ramo já se acostumou com as cenas exageradas de luta e os efeitos mirabolantes, mas, nesse filme algumas cenas e situações são típicas do estilo mangá ou anime, creio que por isso foi tão mal compreendido, mas é um bom filme na minha opinião, basta assistir com a mente aberta, apenas pela diversão. Vamos a história.
   Começa com uma moça chegando na sede da organização chamada "Gangue Lousha" ela trabalha lá e é chamada de Rosa na dublagem. O chefe da organização (chamado de Shibumi) pede a Rosa para levar a "placa Lousha" um objeto de ouro, a um sujeito chamado Ma Kun diretor de outra gangue. A placa representa a colaboração mútua entre ambas. Tiger Wong está andando em uma ponte e uma moça chamada Shiao fala com ele que se lembra deles terem estudados juntos na escola na terceira série. Na verdade não eram conhecidos mas ficaram se conhecendo. Tiger entra em um restaurante para comer com os amigos e o lugar está cheio de caras das gangues(ou máfias se preferirem). Outros caras de outra gangue chamada "Leões Brancos" entram no restaurante e questionam Ma Kun por ter recebido a placa Lousha. Tiger fica irritado com uns maloqueiros da gangue de Kun e desce a porrada neles, a placa Lousha cai no chão e um amigo do Tiger pega ela. Tiger desce a porrada nos caras das gangues só usando os pés (bela sequência!). A porrada é interrompida quando Dragon Wong entra na parada e Ma Kun pede pra ele deixar Tiger ir embora. Depois, em outro restaurante Tiger e os amigos estão comendo. Dragon Wong (trabalha como guarda costas da gangue de Ma Kun) vai atrás deles e pega a placa Lousha. Um cara da gangue de Ma Kun(responsável pelas cenas cômicas talvez! Acho que ele é o famoso "pulha" usando uma gíria antiga!) arruma encrenca com Dragon Wong e ele tem que lutar contra os caras da própria gangue. Essa é outra bela sequência de lutas, digna de Matrix! Durante a luta, Dragon deixa cair um colar. Na confusão outro cara que estava comendo em uma mesa ao lado entra na briga, é o Turbo(que nome! ha ha!) que usa os nunchaku como arma (aquelas barras ligadas por corretinhas). A confusão acaba, Dragon leva a placa Lousha e os amigos de Tiger entregam a ele um cordão que o Dragon deixou cair. Esse cordão se encaixa no cordão do Tiger, foi dado a eles quando crianças, são irmãos e não sabiam disso. Aqui o Turbo cumprimentando Tiger:
   Aqui os dois colares encaixados, do Tiger e do Dragon:
    Turbo pergunta ao Tiger se ele sabe onde é a academia "Portal Dragon Tiger", Tiger leva ele até lá, é uma academia que ensina artes marciais para órfãos, Tiger cresceu lá. Turbo pede ao mestre da academia que treine ele, o mestre se nega mas Turbo acampa do lado de fora. Tiger vai até um templo onde está Dragon, mostra o colar e diz que ele é irmão mais novo dele. Tiger pede a Dragon que saia da gangue e volte para para a academia com ele. Dragon responde friamente. Lá mesmo a Shiao que ele conheceu antes entrega pra ele um cartão de um restaurante, ela é filha do Ma Kun. No restaurante Tiger se encontra com Shiao. Rosa se encontra com Dragon e fica sabendo que Kun pretende entregar a placa Lousha e se aposentar do ramo da Máfia, ela pede ao Dragon que aceite o lugar do Kun. Eles são conhecidos desde a infância. Rosa liga para Dragon e diz que precisa ver ele urgente. Ao chegar lá ela pede a ele que faça uma tatuagem nela e relembra o passado. Ela diz que tinha ordens pra matar ele e que a gangue Lousha enviou pessoas pra matar o Kun. Dragon derruba ela na piscina (mas ela não morreu). Kun está em um campo com um bastão de baseball esperando sua filha para jogar, ele percebe que os caras enviados da gangue vieram tentar matá-lo, por um tempo ele se protege dos ataques com seu bastão, mas eles acabam matando-o. Shiao chega mais tarde e vê o pai morto. Dragon chega no lugar mata os caras da gangue, mas é surpreendido por um deles e acaba ferido gravemente. Dragon entrega Shiao a Tiger na academia Dragon Tiger e pede ele pra tomar conta dela, depois sai andando e cai desmaiado em um campo de trigo. Na academia Turbo está falando com o mestre quando Shibumi aparece com a placa da academia que ele arrancou nas costas. Essa cena:
  Ele faz uma bela entrada e pergunta: "-Quem é o melhor aqui?". Turbo ataca ele mas é facilmente enxotado. Depois o mestre da academia ataca ele com uma lança em uma bela sequência de luta. Shibumi derrota o mestre e enxota facilmente o Tiger também. Depois ele mata o mestre da academia com a própria placa da academia! Shiao leva Tiger e Turbo a um templo maluco pedindo ao mestre do templo que ajude nos ferimentos deles, ela passa por umas ilusões malucas por lá também! Tiger e Turbo se curam e treinam um bocado lá. Eles entram na base do Shibumi e desembolam uma bela sequencia de luta contra ele. Mas Shibumi derruba os dois, depois Dragon chega devolvendo a placa da academia com a qual Shibumi matou o mestre. Dragon e Shibumi fazem uma luta final muito boa e Dragon vence ele. Os três voltam para a academia.
   Resumindo, sem dúvida a estética do filme e a narrativa pode parecer confusas, mas as cenas de ação compensam, pessoalmente acho uma boa diversão!   
   
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário