segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

RESENHA  DE  FILMES-12

   Olá pessoal! Nesse post vou fazer a resenha de um filme que provavelmente muitos já assistiram na "Sessão da Tarde" o filme "Falcão-O Campeão dos Campeões".
   O nome original do filme é "Over The Top" lançado em 1987, mas, como o personagem principal interpretado por Stallone se chamava Lincoln Hawk (Hawk significa "falcão" em inglês) aí pra nossa versão em português adaptaram esse título "Falcão-O Campeão dos Campeões" sem dúvida um título bem brega! ha ha! Mas é costume as adaptações de nomes em inglês para equivalentes aqui no Brasil, em muitos países se opta pelos nomes originais em inglês, mas enfim, é o costume. A história gira em torno de um caminhoneiro Lincoln Falcão (nossa versão) interpretado pelo Stallone que tenta reconquistar a confiança do filho que cresceu sem a presença dele. Ele também tem uma certa reputação nas competições de queda-de-braço (também chamado de braço-de-ferro em muitos lugares) e tenta ganhar o campeonato por causa do prêmio que é um caminhão bem moderno. Aqui um poster:
   Começa com Falcão dirigindo seu caminhão pela estrada (bem velho esse caminhão dele, mesmo pra época). Falcão vai até uma escola militar para levar seu filho Michael Cutler de caminhão até a casa do avô a pedido da ex-esposa que está sofrendo de uma doença grave. Michael diz que não tem pai e pede a Falcão que apresente algum documento, Falcão mostra uma foto do casamento dele com a ex-esposa, mãe de Michael. Ao entrarem no caminhão Falcão tira a gravata (que não era uma gravata de verdade!). Na cabine existem muitas fotos do Michael e Falcão diz que a mãe dele lhe enviava. Michael pergunta porque nunca recebeu uma carta ou ligação dele, Falcão diz que sempre enviava (provavelmente o avô impedia as cartas de chegar no Michael). Michael pede para encostar o caminhão e tenta fugir atravessando na frente dos carros e quase é atropelado, mas depois volta pra cabine. Falcão para em uma lanchonete frequentada por caminhoneiros e pede um bife pra ele e frango pro Michael. Michael diz que isso tem muito colesterol e pode causar câncer preferindo salada de atum e pão integral! Ha ha! Um sujeito chega perto dele e pergunta se ele é o Falcão, dizendo que se chama "Demolidor" Falcão responde que é um belo nome! Ha ha! O "Demolidor" diz que na estrada estão dizendo que o Falcão é o cara a ser derrotado. Falcão responde que não se deve acreditar em tudo se houve por aí! Ha ha! O sujeito aposta 1000 dólares na queda-de-braço com ele, que aceita. Falcão faz seu ritual tradicional de virar o boné pra trás antes da disputa, aqui ele virando o boné:

   Um sujeito careca pergunta ao Michael o que ele está fazendo acompanhado do Falcão e ele responde que é filho dele. Esse careca é o Bull Harley pentacampeão do campeonato de queda-de-braço, aqui imagem dele:
   Falcão ganha do cara e é confrontado pelo Bull Harley mas diz que só vai enfrentar ele em Las Vegas. No dia seguinte Falcão mostra ao Michael o equipamento de puxar peso com um braço que tem na cabine no qual ele se exercita enquanto dirige, olha aí o equipamento:

   Falcão também deixa o Michael dirigir um pouco:

   Depois deles tomarem um café-da-manhã numa lanchonete, Falcão pergunta ao Michael se ele se sente forte e chama um moleque que está jogando fliperama para disputar uma queda-de-braço contra o Michael. Michael perde e fica chorando, mas depois Falcão o estimula a tentar de novo e Michael consegue vencer dessa vez. Enquanto está falando com a ex-esposa no telefone uns caras levam Michael á força pra dentro de um carro, Falcão vai atrás e joga o caminhão na frente pra para o carro. Ao chegar no hospital, Falcão recebe a notícia de que sua ex-esposa morreu, Michael fica triste e pega um taxi pra chegar em casa. Após o funeral da ex-esposa, Falcão vai até a mansão do sogro onde Michael vive. Na entrada o porteiro se recusa a deixar ele entrar e Falcão arrebenta a porta com o caminhão! O sogro dele chama a polícia. Na cadeia Michael vai visitar Falcão e diz que não pode ficar com ele porque ele não tem condições de sustentá-lo. Após sair da cadeia Falcão vende o caminhão a um preço baixo, ele pretende usar esse dinheiro pra apostar em si mesmo no campeonato de queda-de-braço. Michael encontra as cartas que Falcão enviava pra ele que nunca chegaram. Michael pega um carro da garagem e dirige até o local do campeonato. Falcão começa a participar do campeonato. O sogro dele o chama até a suíte de um hotel e oferece a ele um caminhão super moderno se ele aceitar a ceder a guarda do Michael pra ele, Falcão recusa. No fim, como era previsto, acontece a disputa do Falcão contra o Bull Harley e ele ganha o caminhão novo como prêmio, além da grana da aposta que ele fez em si mesmo. A cena final do Falcão contra Bull Harley:
   Por fim, esse é um filme que foge um pouco dos clichês que o próprio Stallone estabeleceu de "filmes de ação" já que o tema principal é a tentativa do Falcão de ganhar a confiança do filho. Também gostei da música do Kenny Loggins-Meet Me Half Way na trilha do filme, ficou muito legal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário