sábado, 28 de janeiro de 2017

RESENHA   DE  CDS-30

   Olá pessoal! Nesse post vou fazer uma resenha dos dois primeiros cds de uma banda muito considerada entre os góticos: A banda "Tristania".
   "Tristania" é uma banda de "metal gótico" da Noruega formada em 1997. Como eu já disse em outro post, esse termo "metal gótico" é bastante controverso. Pessoalmente eu considero o Tristania uma banda de metal com inclinações góticas, nessa época em que eles surgiram: final dos anos 90 e início dos anos 2000, foi uma época em que surgiram bandas fantásticas em que era considerado uma inovação fazer uma banda de metal com uma mulher no vocal, som sombrio e um toque de música clássica. Essa safra produziu, além do Tristania, bandas como "Nightwish", "Therion" e "After Forever". Vamos ao primeiro álbum de estúdio deles chamado "Window's Weed", essa é a capa:
   Começa com "Preludium" que é apenas sinfônica com um coral bem sombrio. "Evenfall" começa bem marcante, além dos bonitos vocais femininos de Vibeke Stene, alterna com vocais do Mortem Veland e tem violino tocado por Peter Johansen (que tocou no "The Sins Of Thy Beloved"). Essa é uma música que dá uma amostra do estilo deles: bem "gótico" mesmo. "Pale Enehantress" segue o estilo sombrio. "December Elegy" começa bem suave, depois fica pesada, ainda segue o estilo sombrio. "Midwintertears" já começa bem "suja" e continua "sombria". "Angellore" é uma viagem daquelas! Boa! "My Lost Lenore" tem uns teclados bonitos e continua o clima sombrio. "Wasteland's Caress" começa estilo "viagem" depois fica bem pesada estilo "black metal". "Postludium" encerra o cd com a Vibeke cantando em coro com um som de "locomotiva" ao fundo. Realmente encerra "goticamente" esse cd! Uma das grandes Referências pra galera que curte um som "gótico" de verdade, porém também altamente recomendado pra galera do heavy metal tradicional. Agora o segundo álbum de estúdio deles lançado no ano de 1999 chamado "Beyond The Veil", essa é a capa:
   Começa com "Beyond The Veil". Ela é bem leve no começo, depois explode com uns corais pesadíssimos e o Mortem Veland extremamente agressivo alternando com a Vibeke suave e sombria. Um conhecido meu disse que esse álbum é pra ser ouvido bebendo uma vodka! Bem, eu acho que pode ser ouvido sem se beber nenhuma bebida alcoólica, mas o clima dele realmente favorece essas "viagens"! kkkkk! "Aphelion" segue alternado entre vocais "angelicais" da Vibeke e muito peso. "A Sequel Of Decay" começa bem "viagem" e quando chega na parte do coral com a Vibeke realmente faz valer a pena! É com certeza a minha preferida desse cd. "Opus Relinque" começa bem agressiva e usando um clima sombrio, mais ou menos na metade tem um som da Vibeke gemendo (safados!). "Lethean River" apresenta bastante "goticidade" e peso também. "...Of Ruins And A Red Nighfall" continua "goticamente". "Simbelmynë" é só nos teclados. "Angina" começa "viagem" e depois fica bem pesada. "Heretique" começa leve nos teclados, depois ganha um peso bem moderninho. "Dementia" começa parecendo uma daquelas músicas de "caixinha de música", depois ganha aquela atmosfera sombria que permeia o cd todo.
   Resumindo, esses dois primeiros cds do Tristania são sem dúvida nenhuma umas das maiores referências pra galera "gótica". E pra quem não conhece, eu recomendo dar uma olhada porque deve agradar também a quem gosta de metal pesado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário