sexta-feira, 19 de agosto de 2016

RESENHA  DE  FILMES-9

   Olá pessoal! Vou fazer uma resenha de um filme muito bacana e levemente baseado em fatos reais(bem levemente) o filme "Yamada" lançado em 2010. 
   Trata-se de um filme de artes marciais, onde o personagem principal faz o papel clichê de lutador que passa a integrar o grupo inimigo. O filme foi baseado na vida de Yamada Nagamassa um aventureiro japonês que viveu entre 1590 e 1630. Na vida real, Yamada foi um comerciante, corsário e governador de uma região no sul da atual Tailândia, que era chamada de Ayutthaia na época. Porém, os produtores do filme deram tipo um "UP" e criaram um roteiro que realmente foge da realidade dos fatos, porém bem mais divertido e com muita ação. Esse é um desses casos em que valeu a pena "inventar" em cima dos fatos. Aqui uma das variadas capas do filme:
   O filme começa mostrando uma luta de dois caras do estilo muay thay(arte marcial tradicional da Tailândia) enquanto o "Rei" e um monge ficam assistindo a luta. Nos bastidores mostra Yamada se preparando pra lutar e pensando que sente uma conexão mais forte com essa terra do que com o Japão. Ele narra que a bravura dos "siameses"(como eram chamados os habitantes da região) despertou o interesse do imperador do Japão que enviou agentes ao local para espionar. Depois mostra uma base japonesa sendo invadida pelos caras tailandeses(tem uns ninjas no telhado vigiando, que maneiro!). Quando os tailandeses entram na base, os japoneses atacam eles com espadas samurais e matam todos. Um corpo deles é mostrado ao chefe dos japoneses na região. O chefe japonês fica bravo por que os tailandeses descobriram a base e critica Yamada. O subcomandante fica cismado com Yamada. A noite os japoneses fazem uma festinha e enchem a cara de saquê. Ao voltarem por uma ruela são atacados por ninjas. Os ninjas foram enviados pelo subcomandante japonês(um careca de cavanhaque). Ele diz que Yamada é inútil. Mas antes de matar Yamada, eles veem um grupo de lutadores tailandeses, e o subcomandante japonês vai embora, enquanto acontece uma bela luta entre ninjas e caras do muay thai. Os tailandeses matam os ninjas e levam Yamada vivo, porém ferido. Yamada é levado para um templo onde um monge diz que mesmo Yamada sendo inimigo deve ser tratado, e coloca um remédio na ferida dele. No dia seguinte uma moça e sua irmãzinha levam um remédio pra ele beber. Essa é uma cena bonitinha, a moça é a atriz Kanokkorn Jaicheun que já foi miss Tailândia em 2007(bonitona ela!)

   A noite Yamada ouve umas batidas e acha que são os japoneses invadindo a vila, porém é só um festival folclórico da vila. Yamada se levanta e vê as tauagens cabulosas nas costas do monge(trata-se das chamadas "sak yant" as tatuagens tradicionais da tailândia. A atriz Angelina Jolie fez algumas delas.). Yamada se dá muito bem com as pessoas da aldeia e as crianças. Outra noite, e os ninjas atacam a aldeia atrás de Yamada. Os ninjas são derrotados, mas Yamada é espancado pelos caras da aldeia que culpam ele pelo ataque. Nesse momento o monge vê a cena e chama os caras pra conversar. O monge dá um cagasso nos caras dizendo que Yamada não tem culpa. Na base japonesa, o subcomandante mata quatro ninjas por terem falhado na missão. Yamada resolve treinar com os tailandeses, porém é derrotado facilmente. Yamada pede ao monge que lhe ensine o estilo de luta muay thai, ele recusa de início, porém o discurso de Yamada de jurar proteger a aldeia o convence. Yamada passa a treinar muay thai, e, como gratidão por um cara da aldeia, fabrica uma espada para ele de presente. O sujeito fica amigaço de Yamada e aceita a espada nova:
   O monge havia guardado a espada original japonesa que pertencia a Yamada, ele paga um pau p/ a arma, afinal, só quem já teve a oportunidade de ter ou tocar uma katana sabe a beleza e magia que esse tipo de arma emana(não querendo me gabar, mas, eu tenho uma, embora não tenha sido feita originalmente por artesãos japoneses).
   Após concluir o treinamento, Yamada finalmente consegue derrotar um tailandês e ele o elogia por ter aperfeiçoado suas habilidades. Para concluir, o monge tatua as costas de Yamada com as sak yant:
   Yamada participa de um torneio interno que selecionará os melhores guerreiros para proteger a vila, ele é selecionado após as lutas. Em seguida esses lutadores são enviados para uma missão sangrenta contra outra nação vizinha.  Ele treinando com os caras do muay thai:
   Após todo isso, Yamada decide que precisa resolver suas pendências do passado e envia uma carta desafiando o sub chefe japonês que armou a emboscada pra ele no passado. Yamada vai até a ruazinha onde tudo começou, e luta com o cara, mas ele apela e é ajudado por um tanto de ninjas. O amigo tailandês de Yamada havia seguido ele e o ajuda na luta final onde o local se enche de ninjas(bela cena!). O sub chefe japonês saca uma garrucha e atira(em meados de 1600 já existiam garruchas, não está fora de contexto isso), mas o amigo de Yamada se joga na frente e leva o tiro. Yamada fica furioso e desembola uma luta contra vários ninjas até finalmente matar o sub chefe japonês. Seu amigo morre dizendo que não se arrepende de ter se sacrificado para protegê-lo. Termina com Yamada lamentando a morte do amigo e jurando sempre lutar pra defender o país.
   Apesar do Yamada do filme ser bem diferente do Yamada da vida real, a história é bacana, e o filme é muito legal, eu recomendo!
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário