terça-feira, 14 de junho de 2016

RESENHA  DE  CDS-2

   Olá td bem! Hoje vou fazer uma resenha de um álbum que com certeza está entre os meus favoritos e que sempre me causa grande impressão quando ouço o "Carolus Rex" da banda Sabaton.
    Esse álbum foi lançado em 2012 e confesso que foi um choque pra mim ao ouvir! Eu que tenho uma inclinação ao metal sinfônico encontrei nesse muita música clássica, corais em latim e claro, a voz monstro do Joakim Brodén. Antes desse, fizeram muitas músicas sobre guerras de outros povos, mas esse deve ter dado uma sensação especial pra eles porque fala sobre o herói nacional da Suécia o rei Carlos XII e suas façanhas. 
   Nascido em 1682, Carlos XII se tornou rei muito jovem aos 15 anos, e, devido a várias circunstâncias teve de conduzir uma guerra contra vários países vizinhos da Suécia, conquistando territórios e criando um verdadeiro império no norte da Europa. O título Carolus Rex significa rei Carlos em latim.
   Começamos com "Dominium Maris Baltici" que tem apenas sinfonia sem letra. É uma bela abertura, traz uma certa tensão. Em seguida vem "The Lion From The North". Ela é ousada, e heroica, na parte do coral realmente me deixa sem fôlego! "Gott Mit Uns" que significa Deus conosco, é apenas razoável. "A Lifetime Of War" é dramática falando que por reis e rainhas jovens homens são mandados pra morrer na guerra, soa épico. "1648" fala de um conflito anterior ao rei Carlos XII, tem o coral que eu mais gosto. "The Carolean"s Prayer" é boa, e conta com o "Pai Nosso" na língua sueca, isso porque os suecos eram protestantes em sua maioria e atraíam outros protestantes ao exército(o que levou o papa a ficar alarmado na época) eles costumam cantar a música toda em sueco mas prefiro a versão em inglês. "Carolus Rex" tem um bom refrão. "Killing Ground" faz lembrar o powermetal tradicional. "Poltava" sobe o nível, é o nome da cidade russa onde os suecos tiveram de recuar por não conseguirem romper a fortaleza. "Long Live The King" é épica, clássica e memorável, falando sobre a morte e o cortejo de soldados que carregaram o corpo do rei de volta a Suécia. Carlos XII, assim como outros monarcas, tornaram-se lendas, a "lenda dos monarcas imortais" que os povos acreditam que não morreram, e sim, que entraram em um estado de dormência e um dia irão despertar. Faz parte desse grupo o rei Sebastião de Portugal, Carlos Magno, Gengis Khan e outros. Vale registrar as indagações feitas na letra da música:
   
   "Morto por seus aliados ou por seus inimigos, a maré virou
   300 anos e ninguém descobriu, o segredo continua
   o que será descoberto naquela noite fria de novembro?
   Fredrikshald, o que aconteceu lá, algum dia vai ser revelado?"
   
   Como bônus do cd da versão norte americana temos "In The 
 Army Now" que é um cover de uma banda chamada Status Quo, não conheço o Status Quo, mas a versão do Sabaton é muito boa.
   Por fim, Carolus Rex, como disse Nietzsche a respeito de uma ópera de Richard Wagner "-Esparge fogo e coragem" e é isso mesmo, a melhor combinação que eu já ouvi de metal e música clássica, uma joia rara pra quem curte essa combinação.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário