domingo, 26 de junho de 2016

RESENHA  DE  FILMES-4

   Olá a todos! Vou fazer hoje a resenha de um mega clássico chamado pelos gringos "Bloodsport" e por nós de "O Grande Dragão Branco". Quem sou eu pra falar desse clássico imortal, sou menos do que nada! Mas ele merece ser descrito de maneira honrosa pra galerinha que tá avulsa, e, vou humildemente tentar fazer isso.

   Lançado em 1988 essa foi a tentativa do Van Damme de se consagrar na América como ator. O filme foi feito com um orçamento baixíssimo mas alcançou grande sucesso. Baseado na história do artista marcial Frank Dux que alega ter sido treinado por Senzo Tanaka e participado do Kumite, um torneio secreto de lutas de vida ou morte. Até que ponto tudo isso é verdade não sabemos, o fato é que Dux ajudou a dirigir as cenas do filme e depois arrumou encrenca com um tanto de gente em processos judiciais por causa do filme. Bem, vamos ao filme então.
   O filme começa mostrando um monte de maluco de várias partes do mundo treinando. Van Damme que interpreta Fran Dux é um oficial do exército e ludibria o cara que o vigia pra poder ir participar do torneio de morte secreto Kumite em Hong Kong. Ao visitar seu mestre Senzo Tanaka ele olha pra espada na sala e se lembra quando era moleque e acompanhou outros trombadinhas invadindo a casa de Tanaka, mas ele não roubou nada e se comprometeu a servir de "saco de pancada" pro treinamento do filho do Tanaka. O filho do Tanaka morreu e Tanaka treinou Dux. 
   Dux vai pra Hong Kong participar do torneio e lá conhece um cara também americano que vai participar do Kumite e se torna seu chapa: Ray Jackson. Olha o Jackson se exibindo pra mulher no ônibus "-Bonito demais pra você não!":
   Eles se conhecem no fliperama jogando um joguinho de luta (e que tosco esse joguinho! Era o que tinha na época!).  Aí os dois no fliperama:
   No hotel eles conhecem Li, o cara que vai servir de guia pra eles americanos. Li é um figura, e a dublagem brasileira como sempre dá um show! Olha o chinesinho Lí aí:

   Li leva os dois pra serem apresentados ao "Dragão Negro" a sociedade que organiza o Kumite. Lá, Dux mostra seu convite em nome de Tanaka. "-Mas você não parece um Tanaka!" dizem os caras do Dragão Negro, "-Senzo Tanaka foi meu sidoshi" responde Dux, "-E daí cara, se o sidoshi dele é Bruce Springsteen!" comenta o Li. Eles pedem pro Dux mostrar o Dim Mak(toque da morte). Dux pede ao Li pra escolher um tijolo:
   Li escolhe um de cima, mas os caras mostram um de baixo. Dux estoura o tijolo de baixo deixando os de cima intactos e dando o show pra galera!
   Chong Li, o lutador que representa a Coreia(interpretado por Bolo Young, que já havia trabalho com Bruce Lee) faz um de seus comentários marcantes: "-Muito bom, mas tijolo, não revida!" kkkkkkk! Rouba a cena esse cara!
   Uma das coisas mais impressionantes é que Bolo Young já tinha cinquenta anos de idade quando fez esse papel. Cinquenta anos! Cara, a maioria dos homens aos cinquenta anos já tá bem acabado, mostrando decadência, e ele tava fortão! Eu não daria mais de trinta e cinco anos ao ver o cara, mas descobri a idade dele, é de se admirar isso!  
   Os caras vão pro torneio e vemos vários caras desembolando a porrada. Chong Li fica indignado ao ver seu recorde de nocaute  sendo quebrado pelo iniciante Dux. Ele tem o costume de entrar na luta bem sóbrio, só dá uma puxada no catarro das narinas!:


   Chong Li é um lutador brutal que conquistou fama ao matar um oponente no torneio anterior, por isso o público o ama, entoando o canto: "Cong Li! Chong Li! Chong  Li!" Veja Chong Li esculachando um cara:


   Chong Li diz que Dux é o próximo:


   Janice Kent é uma repórter que quer de qualquer forma arrumar um jeito de entrar no Kumite pra reportar os acontecimentos, e Dux promete colocá-la lá se ela aceitar jantar com ele(esse jantares... Sei!). Jackson luta contra Chong Li, e, apesar da recomendação de Dux pra acertar o cara nas vísceras, é derrotado e vai pro hospital. Um dos lutadores mais marcantes é o Paco, representando o estilo Muay Thay, olha ele aí:
   Ao derrotar Ray Jackson, Chong Li pega a faixa da Harley Davidson que Jackson usa na testa, provocando Dux. Tá armado a treta!
   Ao dar uma volta de ônibus, Dux viaja na maionese nessa cena ao som de "On My On Alone" do Stan Bush(só pra constar eu tenho essa música nos meus arquivos e adoro ouvir ela! KKKK!). Olha a cena aí:
   Finalmente começa a porrada final entre Dux e Chong Li. O treinador do Chong Li coloca um comprimidinho na cintura dele disfarçadamente, que, ao ser espremido na cara do adversário causa cegueira. Olha aí os dois se enfrentando:


   A porrada começa e, ao perceber que Dux é bão no negócio, Chong Li espreme o comprimido na cara de Dux, que fica temporariamente cego. Dux apanha um tanto, mas depois se lembra que já treinou de olhos vendados e desce a porrada no Chong Li, vencendo-o, pegando de volta a faixa do Jackson, e obrigando-o a pedir pra se render.
   No fim, Dux vence o torneio, ganha a tal espada e volta pros EUA. O que temos aqui é algo memorável, deu base pra vários memes que a galera gosta de usar na internet! No geral, nem tenho o que dizer, é clássico e vale demais a pena rever sempre!
   

  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário